Mentalidade de campeão

Foto de Marco Mascarenhas Marco Mascarenhas4 ANOS, 4 MESES ATRÁS
0 0


O texto é sobre futebol, mas gostaria de citar dois jogadores de tênis: Rafael Nadal e Roger Federer. Durante muitos anos os dois foram soberanos, ganharam tudo que disputaram (escrever no passado é um tanto quanto esquisito já que Nadal acabou de ganhar Roland Garros pela 10ª vez. Incrível, né?). Vencê-los era (é) tarefa quase impossível.

E o que torna esses caras tão superiores aos demais?

A qualidade técnica é um fator indispensável e indiscutível, mas os dois são campeões de tudo e inúmeras vezes porque eles tem também uma mente vitoriosa. Nadal e Federer sempre entraram em quadra com um único pensamento: "Eu vou vencer essa partida, eu vou ser campeão". O jogo podia estar totalmente desfavorável, eles podiam estar cansados, doentes, com fome, sede, lesão, dor de dente ou de ressaca, mas nunca perdiam a gana pela vitória. São obstinados, são focados, estabelecem uma meta e lutam com todas as forças para alcançá-la.

Muitas vezes estou vendo meu time jogar na televisão ou no estádio. A equipe está ganhando de 1x0 e de repente sofre a virada. Em inúmeros casos vejo a apatia na cara dos jogadores, o time passa a correr menos, como se não acreditasse que ainda podemos empatar e/ou vencer. Fico imaginando se os jogadores do meu time tivessem a mentalidade de Federer e de Nadal, nada estaria perdido, sempre haveria tempo de dar a volta por cima e levar a partida pros pênaltis (no caso, tie-break).

Meu time está perdendo de 3 a 0 faltando 10 minutos para terminar a partida e meu pensamento é:

"Se fizer 1 agora aos 35 minutos, outro aos 40 e o terceiro nos acréscimos ainda podemos levar essa classificação." 

Futebol é um esporte mais complicado que tênis porque você também depende de outros atletas para ter sucesso, ninguém vence sozinho. Agora uma coisa é certa, se eu fosse jogador de futebol minha entrega em campo seria total, porque mesmo que eu perdesse, minha mente descansaria tranquila sabendo que, da minha parte, não faltou a gana de vencer. Isso que diferencia o jogador medíocre do jogador que gostaria de ter no meu time: a mentalidade de campeão.

Comentários

NOVOS COMENTÁRIOS
André Rodrigues

André Rodrigues

"Se fizer 1 agora aos 35 minutos, outro aos 40 e o terceiro nos acréscimos ainda podemos levar essa classificação."

Sou bem assim também. heheheheh

jogos de hoje
Nenhuma partida encontrada

:(
Não temos jogos hoje nos campeonatos que fazemos cobertura.

Ir para a Página Inicial