Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções e será disputada nos EUA, Canadá e México

  • Copa do Mundo
Foto de Daví Silva Daví Silva1 MÊS, 1 SEMANA ATRÁS
6 0

A Copa do Mundo de 2018 mal começou e já tem novidade para a Copa de 2026. Pela primeira vez na história, a disputa terá 48 seleções e acontecerá em três países: EUA, Canadá e México. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (13), em Moscou, durante o Congresso da Fifa. A CBF declarou voto à candidatura do Marrocos. A candidatura liderada pelos EUA teve 134 votos, contra 65 votos do Marrocos.

A Copa do Mundo da América do Norte será disputada, em sua maioria, nos EUA. Das 80 partidas, 60 serão nos EUA, inclusive a final. As 20 demais serão divididas igualmente entre Canadá e México. A edição de 2026 vai marcar o início de um novo modelo de Copa do Mundo: com mais participantes, mais jogos, mais estádios e mais países organizadores.


A Copa do Mundo de 2022 será disputada no Qatar. Para 2030, só há uma candidatura oficialmente lançada – por Argentina, Paraguai e Uruguai. É provável que China e Inglaterra também se lancem. Não há data prevista para a Fifa tomar essa decisão.

Como vai funcionar

Em vez dos atuais 32 times divididos em oito grupos de quatro, o Mundial terá 48 participantes, divididos em 16 grupos de três. Os dois primeiros de cada chave avançam aos mata-matas, que terá uma fase a mais do que hoje. O novo formato da Copa do Mundo vai obrigar a Fifa a redesenhar as Eliminatórias, já que todas as confederações terão mais vagas do que têm hoje.

Você sabia?

A escolha da sede da Copa do Mundo não acontecia numa votação aberta como esta há muitos anos. Os países que sediaram as edições de 1990 a 2022 foram escolhidos pelo 24 integrantes do Comitê Executivo da Fifa (atual Conselho da Fifa). A última votação, que elegeu a Rússia (2018) e o Qatar (2022) esteve envolvida em acusações de corrupção e compra de votos. Desta vez, a eleição foi transparente. O processo ocorreu durante um Congresso da Fifa em um centro de convenções onde os votos eram exibidos imediatamente em um telão, para que todo o público pudesse acompanhar.

Comentários

NOVOS COMENTÁRIOS
Marta Carvalho

Marta Carvalho

Gostei muito da novidade! Em 2026 podemos ser até octacampeões!

Luiz Bento Pereira

Luiz Bento Pereira

hoje com a facilidade que se tem para opinar na internet, não há nada que seja elogiado. o que dá ibope é a critica feroz.

jogos de hoje
Série A
23/07/2018 - 20:00 -
 
INTInternacional  Internacional
 
x
 
Internacional  CEACeará
Comente o jogo
Série B
23/07/2018 - 20:00 -
 
AGOAtlético-GO  Atlético-GO
 
x
 
Atlético-GO  CSACSA
Comente o jogo