Precisamos falar sobre...

  • Brasileirão Série A
  • Brasileirão Série B
  • Brasileirão Série C
  • Copa do Brasil
Foto de Danilo Cruvinel Danilo Cruvinel4 ANOS, 5 MESES ATRÁS
7 0

Nesse domingo (18), tivemos a continuação da 8ª rodada do Campeonato Brasileira da Série A. Foram seis jogos, doze equipes em campo e 19 gols. A lógica diz que deveríamos falar sobre os resultados, os lances bonitos e os não tão bonitos assim, sobre a partida que acontece nessa segunda-feira (19), entre Cruzeiro e Grêmio ou sobre quem subiu ou desceu na tabela do Brasileirão. Entretanto, mais uma vez, precisamos falar sobre torcidas... Ou melhor dizendo, precisamos falar sobre pessoas que se dizem torcedores de um determinado time mas, não estão preocupados com o espetáculo que os jogadores dão no campo, mas sim em brigar com os torcedores do time adversário ou até mesmo com torcedores do mesmo time que eles dizem torcer.

Eu deveria/gostaria de falar sobre a partida entre Coritiba e Corinthians, realizada em Curitiba na manhã de domingo (19) e com placar final de 0 a 0. Deveria/gostaria de falar sobre o gol mal anulado do Corinthians, que daria a vitória ao time paulista e garantiria mais uma rodada na liderança isolada do campeonato. Deveria/gostaria de falar sobre como ter jogos às 11h ainda me confunde e me faz perder algumas partidas do time que eu torço, simplesmente porque eu me esqueço dos jogos desse horário e pelo fato de eu detestar acordar cedo (sim, 11h para mim é cedo).

Entretanto, eu preciso/vou falar sobre o confronto entre torcedores do Coritiba e do Corinthians que aconteceu algumas horas antes da partida, nos arredores do Estádio Couto Pereira. Não me importa para que time você torce. Não importa para qual time eu torço. O importante aqui é que mais uma vez, vamos falar sobre violência entre torcedores, quando deveríamos falar sobre esporte. A essa altura, você já deve ter lido/ouvido/visto alguma coisa sobre a briga que aconteceu entre alguns torcedores dos dois times. Se você não sabe sobre o quê estou falando, abra esse link (http://www.lance.com.br/brasileirao/confusao-entre-torcidas-coritiba-timao-deixa-feridos-antes-partida.html) e depois volte para cá.

Segundo informações da polícia militar de Curitiba, devido ao confronto, seis pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas estaria internada em estado grave. Existem vídeos que mostram a pancadaria entre os torcedores e pelo que podemos ver, foi sorte não ter morrido alguém.

Quando coisas como essa acontecem, sempre fazemos a mesma pergunta: Até quando? Até quando vamos aguentar isso? Infelizmente, é corriqueiro vermos notícias sobre torcedores feridos ou mortos devido a confrontos com membros da torcida de time adversários, ou a polícia. Pior ainda, algumas vezes, membros de torcidas do mesmo time brigam entre si. Isso acontece no Brasil todo, com todas as torcidas, de todos os times brasileiros. E, infelizmente, a sensação que temos é de que isso virou uma rotina, algo que estamos acostumados a ver.

Eu quero ir a um estádio sem ter medo de que haja uma briga entre torcidas nos arredores ou dentro do estádio. Eu quero gritar gol sem ter medo de que atirem objetos em mim. Eu sou corintiano, meu pai é palmeirense. Eu quero ir ao estádio assistir a um jogo entre Corinthians e Palmeiras ao lado do meu pai, sem me preocupar com a minha ou com a integridade física dele. Eu quero que o espetáculo do futebol volte a ser algo somente do âmbito esportivo, um espaço para diversão, bons momentos e que possa ser apreciado por todas as pessoas. Chega de ver o futebol ligado às manchetes policiais. Chega de ver torcedores que saíram de casa para assistir um jogo de futebol, voltarem feridos. Chega de falsos torcedores que saem de casa fingindo que vão torcer por seus times, mas só querem brigar com membros da torcida adversária. Chega de violência.

Já passou da hora de darmos um basta na violência dentro do esporte. Vamos esperar morrer quantos torcedores mais, até fazermos alguma coisa? Passou da hora das autoridades e das pessoas responsáveis por comandar o futebol brasileiro, criarem leis, regras e punições mais rigorosas contra essas pessoas que usam o esporte como desculpa para violência. Banir os brigões dos estádios, multas altas, processos, prisão, o que for necessário para acabar com a violência nas arquibancadas.

É só usar a Inglaterra como exemplo. Há vinte anos, a violência entre torcedores era um problema gigantesco na terra da Rainha. Hoje, não. Os torcedores sabem que aqueles que brigarem, serão punidos de forma rigorosa. As punições podem variar de multas até o indivíduo ser banido de entrar no estádio pelo resto da vida. Imagine a cena: Toda vez que o time joga, a pessoa banida precisa se apresentar, algumas horas antes da partida, em uma delegacia e ficar lá até algumas horas depois que o jogo acabar. Punição muito severa? Talvez. É algo que pode ser debatido. Mas, uma coisa não podemos negar: dá resultados.

Só espero que as autoridades, as pessoas responsáveis por gerir o futebol brasileiro e os times, não demorem a tomar providências quanto à violência nos estádios e nos arredores das partidas. A cada jogo, a cada briga, mais e mais torcedores deixam de ir ao estádio torcer por seus times. Precisamos dar um basta. Chega de violência no esporte.

Comentários

NOVOS COMENTÁRIOS
Marcelo De Araujo Cruvinel

Marcelo De Araujo Cruvinel

Aqui em salvador tínhamos orgulho de poder ir aos estádios na companhia dos amigos adversários, mas a violência aumentou tanto que tivemos pela primeira vez um Ba-Vi de torcida única este ano. É o cidadão de bem pagando a conta da nossa incapacidade, enquanto sociedade, de garantir a segurança.

Marco Mascarenhas

Marco Mascarenhas

O problema pra quase tudo no Brasil e principalmente para esses casos de violência no futebol é a impunidade. Quando as multas forem tão pesadas e pessoas forem presas por periodos longos isso vai começar a diminuir.

A mídia ainda teria um papel importante divulgando o dia a dia de pessoas que fossem presas por se envolverem em guerras de torcida. Quando todos vissem que as punições estão sendo aplicadas, todos pensarão 10x antes de participar dessas barbaries.

Arcélio Lemes

Arcélio Lemes

Série b

Arcélio Lemes

Arcélio Lemes

Resultado da 19 Rodada série B

jogos de hoje
Nenhuma partida encontrada

:(
Não temos jogos hoje nos campeonatos que fazemos cobertura.

Ir para a Página Inicial