Tabela do Brasileirão News

Um portal de notícias nem sempre sérias

Torcidas de Grêmio e Inter são as mais fanáticas do Brasil

Para os gaúchos, a rivalidade entre Grêmio e Internacional é a maior do futebol brasileiro. A PluriConsultoria divulgou recentemente uma pesquisa que legitima o fanatismo das respectivas torcidas como as maiores do Brasil. Proporcionalmente, superam, com sobras, as torcidas de Flamengo e Corinthians.

De acordo com o levantamento, os gremistas são os torcedores mais fanáticos, com 22,5% de seus torcedores. Os colorados figuram a segunda colocação, com 19,4%. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2012 e ouviu 10.545 pessoas de 144 cidades de todas as regiões do país. A quem revelava ser torcedor de algum clube era perguntado como se enxergava em relação ao time: fanático, torcedor, simpatizante ou indiferente.

Flamengo e Corinthians, donos das maiores torcidas do país, não figuravam entre os primeiros colocados. Os rubro-negros ficaram em nono enquanto os corintianos apareceram em sétimo. Em números absolutos, o time carioca lidera o fanatismo, com 3,86 mi, contra 3,70 mi do Timão.

Dos 18 clubes do ranking, a torcida menos fanática é a do Fluminense. Somente 7,2% afirmaram serem fanáticos, enquanto 23% se dizem indiferentes ao clube. Santos e Botafogo vêm logo em seguida.

Confira o ranking abaixo:

grafico-torcidas-fanaticas2