Tabela do Brasileirão News

Um portal de notícias nem sempre sérias

Copa do Nordeste volta forte em 2013

Logo-Campeonato-do-Nordeste-2013

Com 20 gols em 8 jogos, a primeira rodada da Copa do Nordeste foi só o aperitivo do que a competição ainda reserva. Emoção, competitividade, estádio cheio, polêmicas e muitos gols. Após três anos, o torneio volta com força total e crava seu nome entre os mais importantes do país. Dessa vez conta com o apoio das Federações e da própria CBF, que há 10 anos não interferia na competição regional.

Essa é a 10º edição da história do campeonato que neste ano conta com 16 clubes, sendo que Bahia e Pernambuco têm três vagas cada e os demais estados duas vagas cada. Ficaram de fora os estados do Maranhão e do Piauí, que não contam com representantes.

Um estudo da Pluri Consultoria apontou o valor de mercado estimado das equipes participantes. Destaque para o elenco do Bahia e do Vitória, ambos na Série A 2013. Os três representantes do estado da Bahia representam 36% do valor total estimado, com 49,6 milhões de euros, seguidos por Pernambuco, também com 3 equipes que valem 30,4 milhões (22% do total). Juntos, os dois estados somam 58% do valor total dos elencos reunidos.

Com o valor estimado de 137,5 milhões de euros, equivalentes atualmente a 371,3 milhões de reais, a Copa do Nordeste é a 10ª maior competição de que participam os clubes brasileiros. Portanto é uma competição importante e valiosa, que pode representar uma excelente alternativa para a otimização do calendário de nosso futebol.

As datas que foram registradas no calendário têm tudo para enfraquecer os estaduais, o que não será tão ruim assim. Os clubes de menor expressão disputarão às divisões de acesso ao Nordestão, que crescerá ao longo das próximas edições.

O campeonato teve início no último sábado (19) e se estende até os dias 10 e 17 de março, data das finais. Com R$ 1 milhão reservado ao campeão e uma vaga na Sul-Americana começando a valer a partir da próxima edição, a organização do torneio assegura lucro a todos os participantes. Arquibancadas cheias, significa em um excelente reflexo nos cofres dos clubes.

Os grupos:

Grupo A – Bahia, Ceará, ABC e Itabaiana

Grupo B – Sport, Fortaleza, Confiança e Souza-PB

Grupo C – Vitória, América-RN, ASA e Salgueiro

Grupo D – Santa Cruz, CRB, Campinense e Feirense

Cada clube jogará seis vezes na primeira fase, três em casa e três fora, e os dois melhores de cada grupo avançam para a fase mata-mata até o campeão ser reconhecido. Os clubes do mesmo estado não poderão figurar no mesmo grupo. Caso isso ocorra durante o sorteio o clube será passado para chave seguinte.

Confira os gols da primeira rodada: