publicidade

Últimas

Sobre a Copa Libertadores 2016

Copa Libertadores da América, cujo nome oficial atualmente, por motivos de patrocínio, é Copa Bridgestone Libertadores, é, sem dúvidas,o principal torneio entre equipes de futebol da América Latina. A competição é organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e seu nome é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, como Simón Bolívar e D. Pedro I. 

Libertadores 2016 é a 57º edição do torneio que foi criado em 1960 sob o nome de Copa dos Campeões da América. Como o próprio nome já diz, apenas participavam os campeões nacionais de seus respectivos campeonatos. Em 19 de abril de 1960, foi disputada a primeira partida. O Peñarol, que viria a ser o primeiro campeão continental, goleou o Wilstermann por 7 a 1. Somente em 1964 se aprovou que participassem da copa os vice-campeões, o número de equipes aumentou para 20 e a competição começou a ganhar forma e prestígio. 

Desde a primeira edição, a UEFA, confederação de futebol da Europa, organiza a Copa Intercontinental. Até o ano de 2004, o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa em uma ou duas partidas. Somente a partir de 2005 os campeões de todos os continentes foram reunidos em uma competição, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. 

Até a última edição da Libertadores, em 2015, 25 equipes diferentes já conquistaram a taça. O clube que mais vezes consagrou-se campeão é o argentino Independente, que ganhou sete vezes, incluindo uma sequência de quatro títulos seguidos, de 1972 a 1975. Dentre os brasileiros, o São Paulo e o Santos são os clubes que mais disputaram finais e saíram vitoriosos, ambos com 3 títulos continentais.